Foto: https://www.istockphoto.com/

A importância do aprendizado compartilhado na rotina de times ágeis

Uma liderança ágil precisa fomentar uma cultura de experimentação e aprendizagem nos times de produto.

Cristiane de Azevedo
4 min readApr 5, 2022

--

Um time ágil é diverso e complexo e é isso que o torna viável e essencial para o desenvolvimento de soluções que realmente atendam as demandas da empresa e do cliente. Com tanta informação correndo o tempo todo, compartilhar aprendizado é essencial para todo o desenvolvimento e para uma cultura de aprendizado.

Time ágil

Um pequeno grupo de pessoas que trabalha lado a lado em uma rotina preferencialmente orientada por metodologia ágil: podemos dizer que isso configura um time ágil. Normalmente, esse time é formado por pessoas de múltiplas competências e que atuam em conjunto nas demandas existentes
de um produto.

Uma das premissas da metodologia ágil, é que esses times sejam auto-organizáveis, e escolham qual a melhor forma para completarem seu trabalho, em vez de serem dirigidos por outros de fora do time. Isso por si só já mostra como um time ágil é autônomo e como necessitam compartilhar informações o tempo todo.

Comunicação como guia

Considerando que existem pessoas com backgrounds diferentes e que elas atuam em uma demanda em comum e podem escolher a melhor forma de realizarem o trabalho, a comunicação é a moeda mais valiosa no dia a dia desse time, onde a troca de aprendizados e compartilhamento de dúvidas, suposições e certezas ajudam o time a construir uma visão de valor que será entregue para negócio e para o cliente final.

Existem diversas metodologias ágeis, em especial duas delas, são mais utilizadas nas empresas, Scrum ou Kanban, e às vezes um híbrido “Scrumban”. Independente da metodologia escolhida, existem cerimônias com propósitos claros para alinhamento das descobertas que estão em discovery ou para acompanhamento das iniciativas em delivery.

Considerando que o produto é o meio e não o fim, esse time não trabalha para o momento do deploy, mas sim, na busca constante pelo valor que será entregue pelo produto, pelos aprendizados que estão tendo ao longo do processo de descoberta, validações de hipóteses, e também pelos dados que passam a capturar com o produto.

Nas discussões desse time, no dia a dia, cada pessoa exercendo o seu papel no individual, trazendo suas ideias/conhecimentos, está colaborando para a construção do conhecimento coletivo sobre determinado tema, podendo gerar hipóteses e diminuir o nível de incerteza da direção que se está olhando como solução de um problema, por exemplo.

A troca de informações também gera insights que ajudam a sustentar uma investigação de cenário ou ainda a formar um entendimento sobre possíveis problemas que podem estar desapercebidos no contexto geral, também apoia a formular de forma mais assertiva perguntas que precisam ser respondidas em uma validação de hipótese, teste ou pesquisa.

O papel da liderança para uma cultura de aprendizagem e experimentações

Diante de tudo isso, o papel da liderança é de ser um facilitador, que ajuste o caminho para que, com o time, seja fomentado uma cultura de experimentação e aprendizagem e um lugar seguro e importante para trocar ideias, dúvidas e experiências.

Desempenhar esse papel é complexo pois envolve diversas nuances. De um lado existe o desafio do negócio que como time vamos perseguir e do outro lado o problema/ necessidade dos clientes. Na liderança a complexidade transita entre a pressão da entrega pelo resultado e o direcionamento do time, que precisa também ser pautado no seu desenvolvimento, dando clareza da estratégia e onde queremos chegar como visão de produto e ao mesmo tempo proporcionando espaço de desenvolvimento para todas as pessoas.

Um time que troca informações é um time que cresce

A importância de compartilhar informações entra nesse meio também. Uma das melhores maneiras de aprendizado está no compartilhar informações, sejam elas dúvidas, anseios ou insights, mas a troca favorece novas descobertas e um novo olhar sobre as situações. As pessoas com seus diferentes backgrounds podem complementar e muito umas as outras e essa mudança de olhar, de perspectiva para os desafios vivenciados todos os dias por um time de produtos é essencial para encontrar novas soluções — as vezes inovadoras — que irão ao encontro às necessidades de todos os públicos atendidos, sejam eles a empresa ou o cliente final. Essa diversidade e compartilhamento de informações muda tudo.

O desafio da liderança é dar espaço para essas discussões, sempre num viés de aprendizado, garantindo que o time se sinta seguro para trazer as dores. se desenvolva, caminhe para um crescimento e alta performance.

A liderança entrega o resultado através das pessoas do time, então o time deve ser a prioridade. Se você cuida promovendo espaço para troca e discussão, é um investimento na entrega do resultado. A pressão pelo resultado não pode abafar o poder e a importância de compartilhar aprendizados, afinal quanto mais rápido o time erra e aprende, mais rápido ele pode chegar ao acerto. E isso só acontece com uma boa comunicação e troca de informações diversas.

Se você leu esse texto até aqui e se identificou com o conteúdo abordado, e quiser bater um papo, será um prazer! Segue meu LinkedIn para você se conectar comigo!

--

--

Cristiane de Azevedo

Group Product Manager na Leroy Merlin. Líder em otimizar produtos e resultados, apaixonada por pessoas.