Como a minha experiência empreendendo me ajuda sendo Product Manager

Cristiane de Azevedo
2 min readMar 24, 2020

--

Quando assumi a posição de Product Manager na Youse, passei a sentir uma inquietação maior do que antes. Considerando que eu estava passando por uma transição de carreira, de Customer Experience para Produto, achava que a inquietação era natural e temporária, dada as incertezas que permeiam uma transição de carreira.

Logo nas primeiras interações com outros Products Managers em meetups e comunidades, ouvi relatos que me identifiquei e que me geraram alguns insights, fiz um recorte desses insights para explorar aqui neste texto.

Algumas matrizes de habilidades são compartilhadas por times de recrutamento, linkedin, cursos, comunidades e todas elas tentam tangibilizar skills essenciais para um bom desempenho e performance do Product Manager. Mas eu não gostaria de falar sobre habilidades, e sim sobre o mindset empreendedor e o matching poderoso que ele tem com a atuação do Product Manager.

Me lembrei outro dia de uma frase do discurso de Steve Jobs em Stanford, em que ele fala “Só é possível ligar os pontos olhando para o passado”. Então, me dei conta da minha trajetória profissional e minha experiência como empreendedora de 2008 a 2013, das minhas motivações e as similaridades com minha atuação como PM. De repente, é como se eu conseguisse ligar todos os pontos da minha trajetória profissional.

Eu acredito que o empreendedor, por natureza, possui uma personalidade inquieta e um mindset adaptado para atuar em um ambiente em constante mudanças, e no meio delas se manter apaixonado e altamente engajado pelo seu propósito.

O PM por sua vez, está no epicentro do negócio e é o protagonista em fazer a interface da estratégia com features que entreguem valor ao usuário. Sendo o responsável pelos resultados estratégicos através do produto, é fundamental que haja inquietação suficiente para atuar em meio às complexidades, e a humildade em se colocar de forma vulnerável garantindo o alinhamento e engajamento de um time multidisciplinar e também com os stakeholders dos principais KPIs.

Eu me arrisco a dizer que skills como habilidades interpessoais, pensamento estratégico, pensamento analítico e o senso de ownership listados na maioria das matrizes, são complementares à um mindset poderoso e inquieto, fundamental para a atuação como Product Manager.

E vocês, o que acham?

--

--

Cristiane de Azevedo

Group Product Manager na Leroy Merlin. Líder em otimizar produtos e resultados, apaixonada por pessoas.